domingo, fevereiro 11, 2007

A felicidade é um fenônemo diário......





Calçadas cheias de gente indo e vindo, calor, barulho, trânsito. Correndo de um banco para outro para pagar contas, daqui a pouco o horário bancário acaba, mais um dia, mais juros. Atravesso a rua agitada e do outro lado da calçada vejo um homem alto, negro, jovem, vestido com turbantes e mantos laranja, vendendo incenso indiano. Tento desviar para não ser chamado à oferta da venda, mas sinto tocando meu ombro. “Não obrigado” é minha resposta automática, mas ele parece que não me ouve e diz que quer apenas me fazer uma pergunta. Deve querer saber de alguma rua, ou qual ônibus que pega pra ir ao centro, pensei ainda no automático, já olhando no relógio e vendo se o banco não tinha fechado. Mas não. Ele abre um sorriso largo, mostrando os dentes brancos, me olha nos olhos e pergunta: “Você esta feliz hoje?”.

A frase destoante do ambiente em que eu estava me fez parar e pensar. O que é estar feliz? Por quê hoje? Será que eu estou? Naqueles poucos segundos parece que o mundo agitado a minha volta parou e eu fiquei ali com aquele Hare Krishna negro me olhando esperando uma resposta. Passaram-se horas, até que eu disse um sim e corri pro banco porque já estava além da hora. Mas a pergunta ficou na minha cabeça: afinal eu estou feliz hoje? O que é estar feliz? É se sentir bem, ter satisfações, se sentir amado, não problemas de saúde, não estar passando fome, nem ser perseguido, preso ou alvo de um serial killer? Então eu estava feliz naquele momento. No entanto, se estar feliz é não ter contrariedades da vida, ter as coisas do jeito que gostaria que fosse, possuir dinheiro sobrando para fazer um cruzeiro ou não enfrentar dificuldades no amor e nos relacionamentos, então eu estaria bem infeliz naquela ocasião.

Fiquei pensando. A medida da felicidade é o quanto aquele momento produz satisfação e o quanto esta satisfação pode se tornar mais duradoura, sem se tornar complexa. Sábia a pergunta do negro indiano. A felicidade só ocorre no hoje, no presente momento. Ontem ela já passou e nos escorreu pelas mãos, dobramos a esquina antes, pegamos o ônibus errado. Amanhã ela pode surgir de novo disfarçada num sorriso, numa ligação no meio da tarde, num e-mail carregado de emoção e podemos nem perceber por estarmos míopes de cotidiano. Ser feliz é hoje, pois hoje que plantamos, planejamos, colhemos, vivemos. Hoje é a oportunidade de dizer que amamos, de sentir o sol e o vento no rosto, de olhar o mar, de dar um sorriso, de admirarmos um vitral numa igreja vazia e ali sentirmos na presença de Deus. A felicidade de hoje nos torna melhores e nos impulsiona a sermos motivo de felicidade de alguém no dia seguinte.

Errei várias vezes as senhas do banco pensando nisto e acabei desistindo e deixando pra segunda-feira os pagamentos. Resolvi ser feliz naquele dia, mesmo que fosse penalizado com um pouco de juros, afinal eu tinha muito outros bons motivos para me sentir feliz. Saí da agência e procurei na mesma esquina o Hare Krishna. Não encontrei nenhum vestígio de sua presença, mas um perfume de incenso indiano estava no ar e eu voltei pra casa com um sorriso diferente nos lábios.

Um comentário:

MaxReinert disse...

... bem vindo ao grupo dos blogueiros em busca da felicidade!...

... sabe qual foi a última que aprendi? Hoje estou feliz porque deixei de fazer algo que estava me deixando ansioso...

... e assim vou me iniciando nos princípios da não-ação!!!

Lindo texto, aproveite os vestígios de perfume indiano e tenha uma ótima semana!

2 dias!