quarta-feira, outubro 10, 2007

Socorro: O Ano Novo já chegou


O tempo anda passando muito rápido. Semana passada foi o natal, anteontem carnaval, ontem comia os chocolates da Páscoa e já estamos quase em novembro. O ano novo já chegou, mas com o gosto de velho e usado.Rápido feito carro que passa correndo pela gente na estrada. Quando a gente viu já foi. Esta semana já marquei compromissos pra 2008, já dei cheques pré-datados para lá, já fiz planos para janeiro, pensei no carnaval, no feriado de páscoa. Ta difícil de agarrar no presente, pois o futuro já ta na porta batendo forte, quase derrubando, com suas cobranças, querendo respostas, querendo decisões e soluções.

O tempo esta voando. Quando vemos o filho do primo já é um rapaz que está trabalhando, o irmão já vai ao cardiologista, não temos mais avós. Quando paramos para perceber vários amigos nossos já morreram, os livros antigos estão amarelos, estamos com mais cabelo, menos barriga e cara mais sorridente e com menos rugas nas fotos. A camisa não serve mais, a calça não fecham na cintura, os planos de saúde ficam mais caros e nossa paciência diminuí. Mal paramos nestes devaneios e o dia de amanhã já esta ao lado gritando, querendo saber o que achamos disto, se já fizemos aquilo, quando vamos lá, que dia será a reunião, se já retornamos a ligação. Não adianta pedir cinco minutos a mais na cama de manhã, nem paz segura no fim do dia. A cobrança do futuro é onipresente.

E no meio doçaeste vendaval esquecemos do principal. De curtir a vida, de acordar com calma, de almr sem pressa. De voltar pra casa com prazer e curtir a boa solidão. Esquecemos de dizer bom dia, obrigado, de dizer te amo. O ritmo frenético da vida esta a nos exigir constantemente tornando quase tudo uma obrigação. É preciso ser feliz, é preciso rir, agora é hora de gozar, depois de relaxar, mas não por muito tempo. A competição e grande e para ter destaque tem que se esforçar. Só os fortes sobrevivem. Mas que fortaleza é esta e que fortes são estes?


Ando cansado desta máquina de moer gente que a vida moderna se transformou com suas facilidades eletrônicas, com a necessidade de se atualizar todo o minuto e seus fantasmas consumistas, deletérios e descartáveis. Vejo o acúmulo dos livros, Cds e Dvds e meu tempo de curti-los anda cada vez mais curto, pois as responsabilidades consomem e controlam. Penso nos amigos com quem queria conviver mais, mas a distância e o tempo restrito não permitem. Vejo o amor me rondando e sorrindo, mas eu estou com sono, sem humor, exausto e ele se retrai e se recente. A vida passa rapidamente no calendário, dentro de mim mais rápido ainda. Acelerada, nervosa, exigente e monocórdia.

Parem os relógios. Desliguem-se os telefones. Não vou mais ver e-mails, nem ler os jornais, nem assistir TV. Não quero saber das últimas notícias, nem quero ouvir as perceptivas, os prognósticos, as previsões dos mercados. Não quero me aprofundar em outros idiomas, nem ser pós-pós-pós- pós-graduado. Não quero mais ter que ficar sem dormir pra terminar o último relatório, pra atualizar o memorando final. Um pouco de paz e ócio, por favor, e o futuro será melhor.

6 comentários:

Anônimo disse...

Já estou providenciando a minha fantasia pra o Carnaval. Aceito sugestões, bloco dos sem grana, sem paciência, sem estrutura fisico e emocional com o que anda por ai. Bloco dos sem carro, sem isto e aquilo.Bloco dos sem chuva... O tempo passa muito rapido...e no Brasil nada muda,
Namastê

R Lima disse...

O tempo é cruel e irremediavelmente traiçoeiro. Nele fazemos morada.. nele nos perdemos. Segui-lo é tarefa fácil nos dias de eterno marasmo qdo de fato o encaramos. Quando deixamos de vê-lo, de notá-lo.. ele se agiganta em passos largos e corre em direção ao intangível..

É caro amigo.. tempo.. velho senhor da razão... sem ele não somos nada.. com ele os dias, as noites, os suspiros, os elos de amor e vida transcedem sem deixar vestígios.

Abçs e bom fds,



Texto de hoje: Sentidos...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

garoto de reticências disse...

hum... Parar tudo, ou quase tudo, é uma proposta pra lá de tentadora.
Semana passada foi muito corrida: só parei pra piscar na quinta-feira e depois fiquei com a sensação de que não deveria ter piscado, a fim de não perder mais tempo. Piscar é tempo ocioso (pelo menos era na quinta).
Enfim... ainda tento me apegar naquela coisa que dizem em sermos nós os responsáveis pelo aproveitamento do tempo que nos é dado.
Mas é claro que, quando pisco os olhos, dou abertura para um xeliquezinho, antes de voltar a acreditar nas palavras anônimas cuja validade é duvidosa.

ótimo post!!

MaxReinert disse...

hehehehe....pois... é a vida!
Ela que nos leva? Ou nós que a levamos???

Eu insisto... de vez em quando paro tudo e deixo acumular trabalho, contas, opiniões... dane-se to mundo, eu desci um pouquinho pra descansar , mesmo!!!!

An@Lu disse...

muito bom! a gente já nem v~e a vida passar porque a vida virou rotina. e quando vai ver já passou uma semana, um mês, um ano, uma vida. boa reflexão!
beijos

Carlos César disse...

Diante dessa sua reflexão, fico a pensar: O tempo é qua vai rápido demais ou eu que estou devagar?
Já fui e voltei a tantos lugares, fiz tantas coisas, e meu coração nem saiu do lugar.
O meu desejo é parar no tempo e conter meu relógio nem que fosse por um instante...
Seus pensamentos e reflexões sempre me fazendo pensar...